SINPREDIV SINPRED E VI ENCONTRO DA REDE CARINIANA
15, 16 e 17 de Maio 2019
Universidade Federal de Goiás
Auditório da Biblioteca Central
Avenida Esperança, s/nº
Câmpus Samambaia
Goiânia - GO - Brasil



O SINPRED é o Seminário Internacional de Preservação Digital organizado pela Rede Brasileira de Preservação Digital - Cariniana. O evento acontece no período de 15 a 17 de maio de 2019, na Universidade Federal de Goiás, na cidade de Goiânia. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, será realizado o VI Encontro da Rede Cariniana simultaneamente ao Seminário.
Estão sendo aguardados representantes de instituições parceiras e colaboradores da Rede Cariniana, assim como usuários do sistema eletrônico de editoração OJS/SEER, pesquisadores e demais interessados na preservação digital.
O evento conta com a realização de 6 workshops sobre aspectos da preservação digital com especialistas nacionais e internacionais.
Os trabalhos estarão relacionados com a preservação digital de periódicos, teses e dissertações, dados de pesquisa, segurança e auditoria de repositórios. Os workshops serão realizados no dia 15 de maio, em laboratórios de informática da Universidade. As turmas serão de 50 pessoas e cada participante poderá se inscrever em no máximo dois workshop.
O IV Seminário Internacional de Preservação Digital - SINPRED objetiva promover o intercâmbio de informações e experiências entre os parceiros e usuários de modo a fortalecer a preservação digital em todas as regiões do país e da América Latina, difundindo o uso completo de tecnologias assim como a verificação das possibilidades de novos serviços oferecidos pela Rede.
O VI Encontro de Rede Cariniana é o encontro nacional das instituições parceiras, representantes e colaboradores da Rede com o objetivo de compartilhar experiências e a complexidade das atividades na inserção de instituições no contexto da preservação digital. A expectativa é que nesta oportunidade, o trabalho a ser divulgado nas reuniões técnicas possa ser enriquecido com o debate das ideias e o conhecimento individual sobre o desenvolvimento da área.
O SINPRED e o ENCONTRO DA CARINIANA aguardam representantes de instituições parceiras e colaboradores da Rede Cariniana, usuários do OJS/SEER, pesquisadores e demais interessados na preservação digital.
Esperamos reunir um público de aproximadamente 200 pessoas, dos quais uma parcela contribuirá monetariamente (inscrições) com os custos da logística do evento.
Resultados esperados
Com a realização dos eventos que o Ibict e a UFG organizam serão apresentadas propostas de ações nas áreas de discussão, contando com a presença de autoridades responsáveis e especialistas estrangeiros no acesso contínuo e arquivamento das informações digitais em C&T no Brasil.
As atividades durante o evento contribuirão para a aplicação efetiva de políticas e projetos de preservação digital em instituições nacionais, um elemento importante para os programas de políticas de informação em C&T e em particular, para o desempenho eficiente de uma infraestrutura confiável de acesso e custódia de dados técnicos científicos de interesse público no Brasil.