Resumo
A preservação digital surge como uma ferramenta fundamental para a salvaguarda do patrimônio cultural na atualidade, especialmente em contextos de vulnerabilidade histórica, como o das igrejas de Minas Gerais. Reconhecidas por sua riqueza artística e arquitetônica barroca, essas igrejas abrigam um vasto acervo que inclui obras de arte sacra, altares, painéis, forros e estruturas que datam dos séculos XVII e XVIII. No entanto, a ação do tempo, a degradação ambiental e acidental, e a falta de recursos adequados para a preservação ameaçam a integridade desses bens. Neste contexto, a criação de acervos digitais de elementos artísticos e arquitetônicos, criando uma memória digital por meio de ferramentas como escaneamento 3D e modelagem digital (modelos de conservação no contexto pós-digital), emerge como uma estratégia eficaz para preservar sua essência mesmo diante da deterioração material. Esta pesquisa, assim, busca destacar a importância de iniciativas voltadas à digitalização e documentação do patrimônio religioso em Minas Gerais, promovendo uma integração entre tecnologia e preservação cultural. Ao concentrar-se nas igrejas históricas mineiras, esse estudo amplia as possibilidades de interação e disseminação do patrimônio histórico-religioso, ao mesmo tempo em que contribui para a criação de bases de dados que documentam o estado atual das edificações e acervos.
Referências
DVOŘÁK, Max. Catecismo da preservação de monumentos. São Paulo: Ateliê Editorial, 1ª ed., 124 p., 2008.
GOBIRA, Pablo. For a complete preservation of the new media art: notes on art technology. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciências da Informação. Campinas, SP, v. 14, n. 3, p.501-514, set/dez. 2016.
GOBIRA, Pablo. A memória do digital e outras questões das artes e museologia. Belo Horizonte: EdUEMG, 1ª ed., v. 1, 254 p., 2019.

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