Resumo
Introdução: Este trabalho advém a partir do recorte de pesquisas desenvolvidas sobre preservação e jogos digitais. Objetivo: A proposta tem como intuito refletir sobre a crise do caráter lúdico da preservação digital, diante das abordagens empregadas para preservar obras nativas digitais, ou seja, que explorem as fronteiras entre os campos da arte, ciência e tecnologia. Metodologia: Ao compreendermos a preservação digital como um processo de caráter agônico diante das intempéries do tempo, na busca de manutenção das características poéticas e elementos da obra de arte, inferimos a possibilidade de existência de um círculo mágico, o qual apresenta regras, personagens e um espaço delimitado que demonstra a ludicidade na preservação digital. Ademais, quanto a essa poética presente, cujo os personagens envolvidos, exigem abordagens diferentes para solucionar questões, evidencia uma crise do círculo mágico e do processo de preservação digital. Resultado: A crise desse círculo mágico é destacada por eventos catastróficos como incêndios, inundações, eventos naturais, guerras e afins, as quais decorrem à perda de inúmeras obras que poderiam ser evitadas por uma abordagem eficaz de preservação. Conclusão: Portanto, buscamos refletir como a crise da ludicidade na preservação digital se faz necessária para reavaliar os métodos preservacionistas perante os desafios apresentados pelo advento tecnológico. Agradecemos o apoio da FAPEMIG concedido para a apresentação deste trabalho assim como para a pesquisa da qual resultou
Referências
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