Resumo
Introdução: Este trabalho integra e resulta das atividades artísticas e culturais do Laboratório de Poéticas Fronteiriças (LABFRONT - UEMG/CNPq), um grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (UEMG/CNPq) dedicado às relações entre a produção artística, científica e tecnológica. Objetivo: O objetivo deste estudo é refletir técnicas da preservação digital da dimensão estética e interativa inerente às obras de artes digitais através da documentação de práticas de mediação de exposições em ambiente 3D. Metodologia: Para alcançar este objetivo, é revisitado o surgimento da videoarte nas vanguardas da segunda metade do século XX, destacando o uso do vídeo como meio para documentar e transformar a obra de arte em informação expositiva (GOBIRA, 2016). Resultados: Conforme Wendell (2013, p. 6), “pode-se considerar a mediação cultural como uma metodologia que une processos artísticos e pedagógicos para mediar o público na sua relação com a obra cultural”. Em outras palavras, a mediação alcança os âmbitos técnicos e estéticos de um ambiente expositivo, com foco na “formação do público para vivência livre, para autonomia criativa, para a inclusão e diversificação de acessos à cultura” (WENDELL, 2013, p. 7). Conclusão: Desse modo, a documentação em vídeo das dinâmicas de mediação cultural pode ser uma ferramenta para preservar esteticamente obras de arte digital, contribuindo com sua preservação integral em ambientes 3D.
Referências
GOBIRA, Pablo. Por uma preservação integral da obra de arte digital: anotações sobre arte tecnológica. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 14, 2016, p. 501-514.
WENDELL, Ney. Estratégias de mediação cultural para formação de público. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2013.

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