Digital twins, redes sociais e autobiografia
RESUMO
PÔSTER

Palavras-chave

Preservação digital
Digital Twin
Redes Sociais
Autobiografia

Categorias

Como Citar

SILVA, E.; SILVA, A. W. da; GOBIRA, P. Digital twins, redes sociais e autobiografia: a democratização de tecnologias digitais e sua relação com a preservação digital. Seminário Internacional de Preservação Digital, Brasília, DF, n. 7, p. e025024, 2025. Disponível em: https://eventoscariniana.ibict.br/index.php/sinpred/article/view/126. Acesso em: 29 jun. 2025.

Resumo

Introdução:Desde ao menos a virada do século XX para o século XXI vemos um aumento exponencial na disponibilidade e acesso da população a tecnologias digitais antes confinadas à dimensão industrial.A utilização de computadores de uso pessoal não só auxiliou na enraização da ubiquidade da dimensão digital em quase todas as áreas de nossa vida como também levou a uma materialização de dados nunca antes vista.Objetivo:Em decorrência da importância de tal tema, frente a discussões em relação a direito de dados e privacidade online, sendo abordada em nível global, propomos uma análise de como o desenvolvimento tecnológico digital expande as possibilidades de uso de ferramentas de preservação digital – antes restrita a artefatos, documentos, produções artísticas/culturais etc. – para a preservação do indivíduo, sua vida e sua relação com seu contexto social, econômico e cultural. Metodologia: Realizamos levantamento bibliográfico e análise frente ao estado da arte dos tópicos propostos.Resultados:A utilização de espaços digitais, como redes sociais, por exemplo, juntamente ao cadastramento e existência de informações sensíveis por parte de corpos governamentais vêm solidificando, ao menos desde a metade da década de 2010, a criação de uma (auto)biografia da população.Conclusão:O acesso digital à informação (e a sua produção em massa) passou de uma dimensão industrial e, de certa forma, seletiva, para uma democratização de acesso e produção de informações agora também pessoais. Utilização de dinâmicas de jogos atrelada a ocupação de espaços digitais possibilitou a criação de um “eu digital” pervasivo e indissociável ao qual somos agora socialmente e até legalmente responsáveis.

RESUMO
PÔSTER

Referências

​GOBIRA, Pablo; SILVA, Emanuelle de Oliveira. Sobre o uso dos Biometric Identification Systems(BISs) e a Inteligência Artificial (IA): das biometrias autobiográficas às biografias biométricas. Revista DATJournal. São Paulo, v.7 n.2. 2022, p. 147-162.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Emanuelle Silva, Adeilson William da Silva, Pablo Gobira

Downloads

Não há dados estatísticos.