Resumo
Introdução: Este trabalho apresenta algumas das dificuldades encontradas na preservação digital das exposições em metaverso blockchain desenvolvidas dentro do grupo de pesquisa Laboratório de Poéticas Fronteiriças (LABFRONT - UEMG/CNPq). Através do conceito da preservação integral da obra de arte digital (GOBIRA, 2016), preservar integralmente a obra refere-se não somente à técnica como também à estética da obra (GOBIRA, 2016). Da parte técnica é necessário ater-se à totalidade de Hardwares e Softwares utilizados, todavia, o que ocorre é a descontinuidade pela indústria dos mesmos. Objetivo: Dessa forma, o recorte proposto para este trabalho é expor os obstáculos encontrados para se preservar o ambiente digital 3D desde a primeira exposição realizada no metaverso da Voxel em 2022. Metodologia: Vê-se a totalidade da exposição como uma obra desenvolvida em um ambiente virtual 3D disponibilizado online gratuitamente. Resultados: Assim, atualizações realizadas pela plataforma alteraram a experiência exposta inicialmente. Como a reformulação do formato de cores da plataforma, modo de exibição de vídeos externos, objetos modelados em 3D ou utilizados do banco de dados da Voxel dentro da exposição, entre outros. Conclusão: Estes são alguns fatores que dificultam a preservação integral da exposição e continuidade da mesma no ambiente virtual a longo prazo. Desse modo, este trabalho realizará o relato do processo nesse contexto de preservação digital.
Referências
GOBIRA, Pablo. Por uma preservação integral da obra de arte digital: anotações sobre arte tecnológica. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 14, p. 501-514, 2016.

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