Musica Brasilis: acervo digital de partituras brasileiras

Palavras-chave: Partituras digitais, Dados abertos interligados, GLAM

Resumo

Criado em 2009, o portal Musica Brasilis tem como missão o resgate e a difusão de repertórios brasileiros de todos os tempos, 80% dos quais ainda se encontra em formato manuscrito, em coleções públicas e privadas de difícil acesso. As 1.700 edições já produzidas, com partes separadas para cada instrumento, estão disponíveis através de acesso aberto. O portal é mensalmente utilizado por mais de 55.000 usuários de todo o mundo. Esse acervo será acrescido de mais 5.000 edições digitais de obras musicais, em um projeto de 3 anos com patrocínio do BNDES e o apoio da UNESCO e do Arquivo Nacional, a quem caberá a preservação digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Lanzelotte, 21987426426

Musicista, pesquisadora e Doutora em Informática. Atuou como professora pesquisadora na PUC-Rio.

Referências

ALLISON-CASSIN, S.; SCOTT, D. Wikidata: a platform for your library’s linked open data. Disponível em < https://journal.code4lib.org/articles/13424. 2018.

LANZELOTTE, R. Music as memory of the world: digitizing scores for greater access to musical heritage . In: Sustainable Preservation and Accessibility of Documentary Heritage. Ed: UNESCO, Paris. 2021. (no prelo)

MUSICA BRASILIS. https://musicabrasilis.org.br/. 2021
Publicado
2021-05-26
Como Citar
LANZELOTTE, R. Musica Brasilis: acervo digital de partituras brasileiras. Seminário Internacional de Preservação Digital, n. 5, 26 maio 2021.
Edição
Seção
Resumos Estendidos e Pôsteres