Acervo documental iconográfico, diálogos e correlação das fotografias dos reitorados na UFBA (1946-1964) e registros arquivísticos como fonte de memória

construção de acervos digitais em redes com uso do Tainacan

  • Kleber Carvalho Ferreira Universidade Federal da Bahia
  • Lidia Maria Batisa Brandão Toutain Universidade Federal da Bahia
  • Joseane Oliveira da Cruz Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Preservação, Fotografia, Tainacan, Memória

Resumo

O projeto refere-se aos registros de eventos dos reitorados de descrição documental fotográfico oficial, disponível no Lugares de Memória da UFBA. Esta fase do estudo abrange o período de criação da UFBA 1946 até 1964, início da Ditadura Militar no Brasil. Serão correlacionados eventos e fatos, no contexto das fotografias analógicas- testemunhas visuais dos Reitorados da UFBA-; as atas do CONSUNI- Conselho Universitário -documento original do trabalho e atos historiográficos dos reitorados-, assim como documentos arquivísticos que tragam um testemunho textual e visual dos fatos e sua representação naquele período específico. O estudo se caracteriza como descritivo, no qual os dados obtidos nos registros visuais (fotografias e retratos), são explorados analisadas e correlacionados com outras tipologias de documentos, por meio da plataforma Tainacan, que possibilita e flexibiliza o diálogo com as diversas fronteiras da informação e documentação. Assim, a abordagem sócio-histórica, possibilita a inter-relação com a sociedade, a preservação dos registros documentais em meio digital e a disseminação/publicação de conteúdo web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais. Resolução nº 37, de 19 de dezembro de 2012. Conselho Nacional de Arquivos. DIsponível em: http://conarq.gov.br/resolucoes-do-conarq/279-resolucao-n-37,-de-19-de-dezembro-de-2012.html. Acesso em: 04 maio 2021.

MADIO, Telma Campanha de Carvalho. LOPES, Mariângela Spotti A importância da gênese documental para identificação de acervos fotográficos,Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2008.

TAINACAN. Crie acervos digitais com o Tainacan! (site). Disponível em: https://tainacan.org/blog/2019/03/06/criando-acervos-digitais-com-o-tainacan/ Acesso em: 04 maio 2021.
Publicado
2021-05-19
Como Citar
FERREIRA, K. C.; TOUTAIN, L. M. B. B.; DA CRUZ, J. O. Acervo documental iconográfico, diálogos e correlação das fotografias dos reitorados na UFBA (1946-1964) e registros arquivísticos como fonte de memória. Seminário Internacional de Preservação Digital, n. 5, 19 maio 2021.
Edição
Seção
Resumos Estendidos e Pôsteres