Resumo
A quantidade de publicações em cada campo do conhecimento, notadamente após a Segunda Guerra Mundial, cresceu, segundo Solla Price (1976), de forma exponencial, duplicando a cada dez ou quinze anos. Esse fenômeno deu origem a chamada Big Science. “Uma definição ampla da ciência eletrônica significa que para apoiá-la necessariamente estão sendo incorporada uma série de atividades e serviços. Tal apoio exige o desenvolvimento, a coordenação e investimentos em vários setores da biblioteca para criar um sistema onde, certamente, estarão envolvidos a segurança
dos dados, a preservação, o acesso e o controle dos metadados”. (Cunha, 2010).
Referências
ALVARO, Elsa et al. E-science librarianship: field undefined. Issues in Science & Technology Librarianship, n. 66, p. 28-43, Summer 2011.
BERNERS-LEE, Tim. WorldWideWeb: Proposal for a HyperText Project. 12 November 1990. Disponível em: http://www.w3.org/Proposal Acessado em: 24 de fev. 2014.
CUNHA, Murilo Bastos da. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 6, dezembro 2010. Arquivo disponível em
http://dgz.org.br/dez10/Art_07.htm. Acesso em 25 julho 2012.
HILBERT, Martin; LOPEZ, Priscila. How to measure the worlds technological capacity to communicate, store and compute information part I: results and scope. International Journal of Communication, v.
6, p. 956-979, April 2012.
Llueca, C. Reseña del libro "Preservación digital". Revista Española de Documentación Científica, 37 (1): e039, 2014. Disponivel em: http://redc.revistas.csic.es/ Acessado em: 3 março 2014.
LUCE, Richard E. Grand challenges and new roles for the twenty-first-century research library in an era of e-science. In: MARCUM, Deanna B.; GEORGE, Gerald (Ed.). The data deluge: can libraries cope
with e-science? Santa Barbara, California: Libraries Unlimited, 2010. Cap. 1.
LYMAN, Peter; VARIAN, Hal R. How much information 2003? Berkeley,California: University of California at Berkeley, 2003. 100 p. (Relatório produzido pelos estudantes da Escola de Gestão da
Informação e Sistemas da Universidade da Califórnia em Berkeley). Disponível em: http://www2.sims.berkeley.edu/research/projects/how-much-info-2003/index.htm. Acesso em 18 julho 2012.
MAYER- SCHONBERGER, Victor; Cukier, Kenneth. Big data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
SOEHNER, Catherine; STEEVES, Catherine; WARD, Jennifer. E-science and data support services: a study of ARL member institutions. Washington, DC: Association of Research Libraries, 2010. Disponível em: http://www.arl.org/bm~doc/escience_report2010.pdf. Acesso em 18 julho 2012.
SOLLA PRICE, Derek. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.
VAZ, Glauber José. E-Science na Embrapa. Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2011. 58p. (Documentos, 117)
BERNERS-LEE, Tim. WorldWideWeb: Proposal for a HyperText Project. 12 November 1990. Disponível em: http://www.w3.org/Proposal Acessado em: 24 de fev. 2014.
CUNHA, Murilo Bastos da. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 6, dezembro 2010. Arquivo disponível em
http://dgz.org.br/dez10/Art_07.htm. Acesso em 25 julho 2012.
HILBERT, Martin; LOPEZ, Priscila. How to measure the worlds technological capacity to communicate, store and compute information part I: results and scope. International Journal of Communication, v.
6, p. 956-979, April 2012.
Llueca, C. Reseña del libro "Preservación digital". Revista Española de Documentación Científica, 37 (1): e039, 2014. Disponivel em: http://redc.revistas.csic.es/ Acessado em: 3 março 2014.
LUCE, Richard E. Grand challenges and new roles for the twenty-first-century research library in an era of e-science. In: MARCUM, Deanna B.; GEORGE, Gerald (Ed.). The data deluge: can libraries cope
with e-science? Santa Barbara, California: Libraries Unlimited, 2010. Cap. 1.
LYMAN, Peter; VARIAN, Hal R. How much information 2003? Berkeley,California: University of California at Berkeley, 2003. 100 p. (Relatório produzido pelos estudantes da Escola de Gestão da
Informação e Sistemas da Universidade da Califórnia em Berkeley). Disponível em: http://www2.sims.berkeley.edu/research/projects/how-much-info-2003/index.htm. Acesso em 18 julho 2012.
MAYER- SCHONBERGER, Victor; Cukier, Kenneth. Big data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
SOEHNER, Catherine; STEEVES, Catherine; WARD, Jennifer. E-science and data support services: a study of ARL member institutions. Washington, DC: Association of Research Libraries, 2010. Disponível em: http://www.arl.org/bm~doc/escience_report2010.pdf. Acesso em 18 julho 2012.
SOLLA PRICE, Derek. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.
VAZ, Glauber José. E-Science na Embrapa. Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2011. 58p. (Documentos, 117)
Downloads
Não há dados estatísticos.