Resumo
Promoção a formação de acervos digitais em Bibliotecas Universitárias, sob a perspectiva da multivocalidade da Competência em Informação a ser desenvolvido através do “acervo de criação” das áreas a serem escolhidas. Utilizando das técnicas da pesquisa participativa, o projeto pretende indicar um modelo de processo com as habilidades e competências necessárias aos profissionais responsáveis para o desenvolvimento dos acervos digitais de criação. A pesquisa bibliográfica definirá as características dos acervos digitais em bibliotecas, bem como identificará os formatos e o impacto das tecnologias da informação para os processos de formação destesacervos. Com base nas atuais formas de aquisição, conservação e preservação de acervos digitais nas redes acadêmicas e de pesquisa, serão propostas atividades que garantam os processos de produção e distribuição da informação em formato digital pelos usuários da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UNB). Podemos considerar que, a biblioteca universitária é o local democrático para o desenvolvimento das atividades fins de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Sendo a biblioteca da instituição um dos principais itens avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) para aprovação e reconhecimento dos cursos de graduação e, por estarem diretamente ligadas ao quesito qualidade nos aspectos relativos ao acervo, infraestrutura e recursos humanos. Saber encontrar, selecionar e fazer uso adequado de informações relevantes é primordial para evitar desperdício de tempo e de recursos. É neste contexto que há necessidade da formação de competências digitais, informacionais e de comunicação, a partir de ações multidisciplinares que partam da instituição através de sua biblioteca.