Ensaio sobre arquivamento de páginas web: foco na experiência do Portal de Periódicos da UNICAMP, utilizando o Conifer (Rhizome)
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Arquivamento de páginas web
Portal de periódicos
Preservação digital
Tecnologias de preservação
Curadoria digital

Como Citar

SANTOS, G. C. Ensaio sobre arquivamento de páginas web: foco na experiência do Portal de Periódicos da UNICAMP, utilizando o Conifer (Rhizome). Seminário Internacional de Preservação Digital, Brasília, DF, n. 5, 2021. Disponível em: https://eventoscariniana.ibict.br/index.php/sinpred/article/view/60. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O processo da preservação digital é uma tarefa complexa nos diversos níveis de tratamento dos suportes manipulados; o arquivamento de páginas web também se insere na categoria de alta complexidade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um ensaio inicial, realizado no Portal de Periódico Eletrônicos Científicos (PPEC), onde demonstraremos os procedimentos necessários para a realização do arquivamento web das páginas do Portal, em toda sua constituição sistêmica.Para realizarmos o ensaio, utilizamos a metodologia experimental acrescida de referencial bibliográfico, descrevendo os procedimentos de arquivamento web. A ferramenta empregada no arquivamento foi a Conifer. “A Conifer é uma iniciativa de arquivamento web de código aberto da Rhizome, uma instituição que apoia a arte e a cultura digital nata” (RIZHOME, 2020). Também foram selecionados junto à ferramenta, os metadados básicos para a recuperação e indexação dos dados pelo arquivamento das páginas. Em julho de 2020 a Rhizome cedeu gratuitamente, um espaço equivalente a uma área de cerca de 20 Gb, para iniciarmos o armazenamento de algumas páginas do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP, na qual disponibilizamos 32 títulos de periódicos científicos. Como resultado, tivemos a preservação e arquivamento das páginas a partir de julho de 2020 até o momento, com todas as seções dos periódicos disponibilizados em OJS - Open Journal System, e páginas desenvolvidas no WordPress. Considera-se que a metodologia de arquivamento deste trabalho, poderá impulsionar o uso frequente do arquivamento na instituição, baseando-se na garantia da preservação digital de conteúdos importantes para a Universidade.

PDF
PÔSTER

Referências

RHIZOME. Conifer. Disponível em: https://conifer.rhizome.org/. Acesso em: 27 jul. 2020.

ROCKEMBACH, M. Arquivamento da Web: estudos de caso internacionais e o caso brasileiro. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 7–24, 2017. doi: 10.20396/rdbci.v16i1.8648747
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Gildenir Carolino Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.