Acervo documental iconográfico, diálogos e correlação das fotografias dos reitorados na UFBA (1946-1964) e registros arquivísticos como fonte de memória
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Preservação
Fotografia
Tainacan
Memória

Como Citar

FERREIRA, K. C.; TOUTAIN, L. M. B. B.; DA CRUZ, J. O. Acervo documental iconográfico, diálogos e correlação das fotografias dos reitorados na UFBA (1946-1964) e registros arquivísticos como fonte de memória: construção de acervos digitais em redes com uso do Tainacan. Seminário Internacional de Preservação Digital, Brasília, DF, n. 5, 2021. Disponível em: https://eventoscariniana.ibict.br/index.php/sinpred/article/view/42. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

O projeto refere-se aos registros de eventos dos reitorados de descrição documental fotográfico oficial, disponível no Lugares de Memória da UFBA. Esta fase do estudo abrange o período de criação da UFBA 1946 até 1964, início da Ditadura Militar no Brasil. Serão correlacionados eventos e fatos, no contexto das fotografias analógicas- testemunhas visuais dos Reitorados da UFBA-; as atas do CONSUNI- Conselho Universitário -documento original do trabalho e atos historiográficos dos reitorados-, assim como documentos arquivísticos que tragam um testemunho textual e visual dos fatos e sua representação naquele período específico. O estudo se caracteriza como descritivo, no qual os dados obtidos nos registros visuais (fotografias e retratos), são explorados analisadas e correlacionados com outras tipologias de documentos, por meio da plataforma Tainacan, que possibilita e flexibiliza o diálogo com as diversas fronteiras da informação e documentação. Assim, a abordagem sócio-histórica, possibilita a inter-relação com a sociedade, a preservação dos registros documentais em meio digital e a disseminação/publicação de conteúdo web.

PDF
PÔSTER

Referências

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais. Resolução nº 37, de 19 de dezembro de 2012. Conselho Nacional de Arquivos. DIsponível em: http://conarq.gov.br/resolucoes-do-conarq/279-resolucao-n-37,-de-19-de-dezembro-de-2012.html. Acesso em: 04 maio 2021.

MADIO, Telma Campanha de Carvalho. LOPES, Mariângela Spotti A importância da gênese documental para identificação de acervos fotográficos,Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2008.

TAINACAN. Crie acervos digitais com o Tainacan! (site). Disponível em: https://tainacan.org/blog/2019/03/06/criando-acervos-digitais-com-o-tainacan/ Acesso em: 04 maio 2021.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Kleber Carvalho Ferreira, Lidia Maria Batisa Brandão Toutain, Joseane Oliveira da Cruz

Downloads

Não há dados estatísticos.