Resumo
O projeto refere-se aos registros de eventos dos reitorados de descrição documental fotográfico oficial, disponível no Lugares de Memória da UFBA. Esta fase do estudo abrange o período de criação da UFBA 1946 até 1964, início da Ditadura Militar no Brasil. Serão correlacionados eventos e fatos, no contexto das fotografias analógicas- testemunhas visuais dos Reitorados da UFBA-; as atas do CONSUNI- Conselho Universitário -documento original do trabalho e atos historiográficos dos reitorados-, assim como documentos arquivísticos que tragam um testemunho textual e visual dos fatos e sua representação naquele período específico. O estudo se caracteriza como descritivo, no qual os dados obtidos nos registros visuais (fotografias e retratos), são explorados analisadas e correlacionados com outras tipologias de documentos, por meio da plataforma Tainacan, que possibilita e flexibiliza o diálogo com as diversas fronteiras da informação e documentação. Assim, a abordagem sócio-histórica, possibilita a inter-relação com a sociedade, a preservação dos registros documentais em meio digital e a disseminação/publicação de conteúdo web.
Referências
MADIO, Telma Campanha de Carvalho. LOPES, Mariângela Spotti A importância da gênese documental para identificação de acervos fotográficos,Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2008.
TAINACAN. Crie acervos digitais com o Tainacan! (site). Disponível em: https://tainacan.org/blog/2019/03/06/criando-acervos-digitais-com-o-tainacan/ Acesso em: 04 maio 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Kleber Carvalho Ferreira, Lidia Maria Batisa Brandão Toutain, Joseane Oliveira da Cruz