VI Encontro da Rede Cariniana

VI Encontro da Rede Cariniana

Dia 17 de Maio de 2019

O objetivo do 6º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital é o compartilhamento de informações técnicas e de gerenciamento dos recursos humanos e tecnológicos ativos nas instituições parceiras.

O Ibict implantou a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, a solução inicialmente adotada foi o software LOCKSS para estabelecer a arquitetura de redes colaborativas de preservação digital para o tratamento de publicações técnico científicas (periódicos, teses, dissertações e livros) eletrônicas.

No Encontro serão apresentados para os representantes da Rede e colaboradores outros softwares utilizados nas iniciativas internacionais que facilitarão a utilização, de ferramentas que possibilitem a integração entre repositórios de livros, teses, dissertações e periódicos eletrônicos. A rede de preservação digital distribuída precisa da colaboração das instituições parceiras detentoras desses documentos, em um ambiente padronizado e de segurança que  garantisse o acesso permanente e o armazenamento monitorado.

Reunião de Representantes das Instituições Parceiras

Neste VI Encontro Nacional da Rede Cariniana temos como proposta a construção e duas visões estratégicas, uma nacional e outra internacional de como a Cariniana deve responder aos desafios da criação de produtos e serviços de preservação digital cada vez mais complexos.

Primeiro delinearemos a situação atual da Rede e seus principais desdobramentos, debateremos o que esta em jogo e os riscos de não conseguirmos dar conta dos desafios. Em resumo, precisamos de uma proposta de plano de trabalho viável, baseada em resultados de pesquisas e de gestores de acervos digitais nas instituições parceiras.

O caminho mais prático para a CARINIANA é continuar a estabelecer parcerias e serviços com mais instituições, além de insistir na educação dos responsáveis dos conteúdos digitais sobre a importância da preservação dos seus próprios acervos digitais. Estamo-nos voltados às grandes iniciativas que abriram precedentes na construção de redes de preservação digital.

Estamos acompanhando de perto vários esforços como modelos para nossos próprios objetivos de expandir os serviços para todos os acervos digitais nacionais.