Acesso livre e acessibilidade digital na preservação digital

  • Daniela Francescutti Martins Hott Universidade de Brasília
  • Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira Universidade de Brasília
Palavras-chave: Preservação digital, Acessibilidade digital, Inclusão social

Resumo

Os conteúdos apresentados em meio digital têm o potencial de democratizar o acesso às informações, direito assegurado a todos cidadãos, no Brasil, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988. Nesta proposta de pesquisa tem-se por objetivo assinalar o termo 'Acessibilidade Digital' nos estudos da preservação e acesso digital complementada pelos normativos em acessibilidade digital, sendo a metodologia de caráter qualitativo. Pontua nos normativos em vigor, sobretudo os que versam sobre a acessibilidade digital, tendo como a linha de fundo deste levantamento as ilustrações governamentais Linha do Tempo do Governo Eletrônico e a Trajetória da Transparência Pública. Em análises dos normativos no escopo da Legislação brasileira, recomenda a inserção de uma linha de pesquisa denominada Acessibilidade Digital para o Grupo de Pesquisa Estudos e Práticas de Preservação Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

[1] Governo Digital. Do Eletrônico ao Digital. Linha do tempo - Governo Eletrônico. Brasiília: DF: Governo Digital, c2020. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital. Acesso em: 03 mai. 2021.

[2] BRASIL. Plano de Dados Abertos: 2020-2021. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Departamento de Governança Institucional, 2020. Disponível em: https://antigo.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/indicadores/arquivos/PDA_MCTIC_2020_2021.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021.
Publicado
2021-05-19
Como Citar
HOTT, D. F. M.; OLIVEIRA, K. V. R. DE. Acesso livre e acessibilidade digital na preservação digital. Seminário Internacional de Preservação Digital, n. 5, 19 maio 2021.
Edição
Seção
Resumos Estendidos e Pôsteres