Acesso livre e acessibilidade digital na preservação digital
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Preservação digital
Acessibilidade digital
Inclusão social

Como Citar

HOTT, D. F. M.; OLIVEIRA, K. V. R. de. Acesso livre e acessibilidade digital na preservação digital. Seminário Internacional de Preservação Digital, Brasília, DF, n. 5, 2021. Disponível em: https://eventoscariniana.ibict.br/index.php/sinpred/article/view/59. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Os conteúdos apresentados em meio digital têm o potencial de democratizar o acesso às informações, direito assegurado a todos cidadãos, no Brasil, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988. Nesta proposta de pesquisa tem-se por objetivo assinalar o termo 'Acessibilidade Digital' nos estudos da preservação e acesso digital complementada pelos normativos em acessibilidade digital, sendo a metodologia de caráter qualitativo. Pontua nos normativos em vigor, sobretudo os que versam sobre a acessibilidade digital, tendo como a linha de fundo deste levantamento as ilustrações governamentais Linha do Tempo do Governo Eletrônico e a Trajetória da Transparência Pública. Em análises dos normativos no escopo da Legislação brasileira, recomenda a inserção de uma linha de pesquisa denominada Acessibilidade Digital para o Grupo de Pesquisa Estudos e Práticas de Preservação Digital.

PDF
PÔSTER

Referências

[1] Governo Digital. Do Eletrônico ao Digital. Linha do tempo - Governo Eletrônico. Brasiília: DF: Governo Digital, c2020. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital. Acesso em: 03 mai. 2021.

[2] BRASIL. Plano de Dados Abertos: 2020-2021. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Departamento de Governança Institucional, 2020. Disponível em: https://antigo.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/indicadores/arquivos/PDA_MCTIC_2020_2021.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira, Daniela Francescutti Martins HOTT

Downloads

Não há dados estatísticos.