Análise biliométrica sobre as produções de saúde do Repositório Institucional da Fiocruz de Pernambuco

curadoria digital

  • Magda Lucia Almada Soares FERP-UGB e FIOCRUZ/COC
  • Pollianna Marys Souza e Silva UFPB/PPGCI
Palavras-chave: Bibliometria, Curadoria digital, Saúde Pública

Resumo

O presente resumo expandido é uma proposição para informar e identificar as práticas de preservação digital e comunicação científica voltada para a saúde pública do Repositório Institucional (RI) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pernambuco. O projeto de pesquisa será voltado especificamente para as publicações da Biblioteca do Instituto Aggeu Magalhães, especializada em saúde pública, ciências biomédicas, e áreas afins. A missão do RI da Fiocruz é reunir, organizar e disseminar documentação para dar suporte às atividades de pesquisa e ensino da instituição (FIOCRUZ, 2021). Estas publicações estão armazenadas no RI ARCA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollianna Marys Souza e Silva, UFPB/PPGCI

Pollianna Marys Souza e Silva ´´e Fisioterapeuta de formação, especialista em fisio. neonatal e pediátrica, mas vivo me apaixonando por outras áreas. No momento sou Fisioterapeuta dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Na PB atuo como fisio em na UTI e UCI Neo da Frei Damião. No RN sou Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP/HRMAB) e do N. de Segurança do Paciente (NSP/HRMAB). Doutoranda PPGCI/UFPB (Redes de Coautoria e Comunicação Científica).Fisioterapeuta de formação, especialista em fisio. neonatal e pediátrica, mas vivo me apaixonando por outras áreas. No momento sou Fisioterapeuta dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Na PB atuo como fisio em na UTI e UCI Neo da Frei Damião. No RN sou Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP/HRMAB) e do N. de Segurança do Paciente (NSP/HRMAB). Doutoranda PPGCI/UFPB (Redes de Coautoria e Comunicação Científica).

Referências

DIAS, Maria M. K.; BELLUZZO, Regina B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC, 2004.
GARVEY, William D.; GRIFFITH, Belver C. Scientific communication: the dissemination system in psychology and a theoretical framework for planning innovations. American Psychologist Association, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 157-164, feb. 1965. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2021
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SAYÃO, Luís et al. Implantação e gestão de repositórios institucionais : políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador : EDUFBA, 2009. 365 p.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci. Inf. [online]. 2002, vol.31, n.2, pp.369-379. ISSN 1518-8353. https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200016.
Publicado
2021-05-19
Como Citar
ALMADA SOARES, M.; SOUZA E SILVA, P. Análise biliométrica sobre as produções de saúde do Repositório Institucional da Fiocruz de Pernambuco. Seminário Internacional de Preservação Digital, n. 5, 19 maio 2021.
Edição
Seção
Resumos Estendidos e Pôsteres